domingo, 22 de julho de 2018

DENIZE SANTIAGO DA SILVA



Acadêmica da ASCLEA desde 1/8/2018. Nasceu em São Cristóvão/SE no dia 16 de fevereiro de 1978. Filha de Amaro Ferreira da Silva e Eleodora Maria Santiago da Silva. Pedagoga Licenciada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Servidora Estadual concursada (SEED/SE). Estudou nas escolas públicas de nossa cidade. Possui os cursos técnicos: Pedagógico, Gestão Pública, Secretariado, Curadoria de Museus e Informações Turísticas. Pós Graduada em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial. 

ATUAÇÃO - LITEROATIVIDADES 

Atuou na área cultural como: Instrutora Cultural nos Museus e igrejas pela extinta SUBPAC; coordenadora do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão, Administradora e Coordenadora de Educação Patrimonial e Cultural do Museu Histórico de Sergipe. Franciscana Secular e Presidente da Pia União das Filhas de Maria. Amiga do Museu da Polícia Militar do Estado de Sergipe, colaboradora na organização dos eventos da instituição; participou e promoveu diversas rodas de leitura e contadores de estórias no Museu Histórico de Sergipe: Roda de quadrinhos indígena na com o Departamento de Letras da UFS; Projeto de leitura com o CODAP-UFS; cinema no Museu, História de Pescador, dentre outros. 



LOURDES TAVARES DOS SANTOS
PATRONA - CADEIRA N. 13

Mulher negra, uma vida dedicada a educação e a religião católica, vencendo preconceito. Nasceu em 25 de setembro de 1927 e faleceu no dia 9 de junho de 2018 viúva. Filha de Genário José dos Santos e de Maria Liberalina Tavares. Casou-se em fevereiro de 1962. Como educadora teve atuação marcante como professora responsável da Escola Municípal Marcílio Dias (Conhecida como Escola da Colônia de Pescadores) nas décadas de 1950/1960. Foi duas vezes Diretora da E.M. Lourival Batista na década de 70. Professora na E.E. Manoel dos Passos, no final da década de 1980; professora da Escola do Lar Imaculada Conceição (ELIC) no início da década de 1990. Encerrou carreira no magistério na Biblioteca Municipal Dr. Lourival Batista. Dos relevantes serviços a Educação foi nomeada “Madrinha de São Cristóvão”.

Foi vereadora na década de 1970. 

Prendada, fazia muitas grinaldas para noivas da cidade e as coroinhas das crianças que participavam da Coroação da imagem de Nossa Senhora no mês de maio. Entrou na Pia União das Filhas de Maria em 08 de dezembro de 1956; pertencia a Ordem Franciscana Secular desde 26 de abril de 1956 (50 anos) e foi membro da Apostolado da oração do Sagrado Coração de Jesus desde 07 de julho de 1939, onde ocupou diversos cargos, inclusive, de presidenta (70 anos). 

Foi homenageada na década de 1980 pelo prefeito Lauro Rocha de Andrade, quando teve seu nome atribuído a unidade de ensino E.M.E.F. Maria de Lourdes Tavares, localizada no Povoado Caípe Novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário