terça-feira, 23 de julho de 2019

VAMOS LER O PEQUENO PRÍNCIPE, SÃO CRISTÓVÃO?



No dia 1 de setembro de 1939, portanto há 80 anos, inicia a Segunda Guerra Mundial. O conflito envolveu diversos países da Europa, América e Ásia. Até São Cristóvão, em Sergipe, esteve de alguma forma envolvida neste capítulo dramático da História. Para incitar a reflexão sobre a vida, a beleza, a paz e a guerra o Clube de Leitura São Cristóvão convida todos para nos meses de agosto e setembro fazer a leitura de O PEQUENO PRÍNCIPE, de Antoine de Saint-Exupéry.

O clássico que já foi traduzido em todo o mundo é apenas uma fábula infantil para adultos. Rica em simbolismo e reflexões, apresenta personagens como a serpente, a rosa, o adulto solitário e a raposa.


LEITURA PARA OS MESES DE AGOSTO E SETEMBRO
Baixe para ler O PEQUENO PRÍNCIPE
http://lelivros.love/book/download-o-pequeno-principe-antoine-de-saint-exupery-em-epub-mobi-pdf/




Antoine de Saint-Exupéry

Escritor, ilustrador e piloto francês, é o autor de um clássico da literatura “O Pequeno Príncipe”, escrito em 1943. Entre as suas diversas frases famosas estão: "Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos" e "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".

Exupéry nasceu em Lyon França, no dia 29 de junho de 1900. Era o terceiro filho do conde Saint-Exupéry e da condessa Marie Fascolombe, família aristocrática empobrecida. Estudou no colégio jesuíta Notre Dame de Saint Croix e no colégio dos Marianistas, em Friburgo, na Suíça. 

Em 1921 ingressou no serviço militar, no Regimento de Aviação de Estrasburgo, após ter sido reprovado para a Escola Naval. Tornou-se piloto civil e subtenente da reserva. Em 1926 foi admitido na Aéropostale, onde começou sua carreira de piloto de linha, voando entre Toulouse, Casablanca e Dacar. Nessa época, publicou seu primeiro livro, “O Aviador” (1926) 

Ajudou a implantar rotas de correio aéreo na África, América do Sul e Atlântico Sul, além de ter sido pioneiro nos voos Paris - Saigon e Nova Iorque - Terra do Fogo. Nessa época, publicou ”Correio do Sul” (1929). 

Na década de 30, Exupéry trabalhou como piloto de provas para a Air-France e repórter do Paris- Soir. Em 1931, publicou voo noturno, onde exaltou os primeiros pilotos comerciais que enfrentavam a morte no cumprimento do dever. Registro suas próprias aventuras em “Terra dos Homens” (1939).

Com a invasão dos nazistas na França, Exupéry fugiu para os Estados Unidos. Nesse período, escreveu “Carta a Um Refém” (1943) e incentivado por editores americanos, que viram sua habilidade como desenhista amador, a fazer uma obra par crianças. Até ali, seus livros falavam de sua paixão profissional: a aviação. 

Em 1943, Antoine de Saint-Exupéry voltou para a força aérea no norte da África e tal como o Pequeno Príncipe no final do livro, Saint-Exupéry parece ter apenas desaparecido da terra, morreu em um acidente de avião, durante uma missão de reconhecimento, no dia 31 de julho de 1944, abatido por um caça alemão. Seu corpo nunca foi encontrado. Em 2004, foram encontrados os destroços do avião que pilotava, a poucos quilômetros da costa de Marselha, na França.


Nenhum comentário:

Postar um comentário