Prefeito Marcos Santana exibe documento |
O prefeito Marcos Santana recebeu na manhã desta quinta-feira (27) o Voto de Louvor nº 1 da Academia Sancristovense de Letras e Artes (ASCLEA). A entrega aconteceu na Escola do Lar Imaculada Conceição (ELIC). Na ocasião, o sancristovense Chico Fernandez foi empossado como novo imortal da ASCLEA.
A entrega do Voto de Louvor nº 1 da Academia Sancristovense de Letras e Artes para o prefeito Marcos Santana foi em função da realização do 35º Festival de Artes de São Cristóvão (FASC). O documento reitera a importância do evento em prol da cultura sergipana, e da utilização da Praça São Francisco, como: “cenário das manifestações de um povo, por considerarmos um aspecto reputado pelo Comitê de Patrimônio Mundial como de suma importância para preservação deste bem cultural reconhecido Patrimônio da Humanidade”.
“Com muita satisfação recebo este documento dos membros da Academia Sancristovense de Letras e Artes, na certeza de que realizamos um dos maiores festivais de cultura do Brasil. O FASC hoje não é apenas uma referência para Sergipe, mas expandiu estado e conquistamos públicos de outros lugares. Tivemos quatro dias de festa, sem nenhuma ocorrência policial, com todo o público sendo assistido em seu direito de ir e vir. Sendo assim recebo este Voto de Louvor com orgulho e a sensação de dever cumprido para com a cultura brasileira, e principalmente, para com o povo sancristovense”, pontuou o prefeito Marcos Santana.
CHICO FERNANDEZ
Dentro das celebrações de hoje, o empossado agora imortal da ASCLEA, Chico Fernandez (acompanhado de familiares), recebeu a honraria nesta manhã. Sancristovense, morando atualmente em Salvador, ele foi celebrado durante a posse em reconhecimento de seus atos em prol da arte local. “A diplomação de Chico Fernandez aconteceu para ressaltarmos seu papel enquanto representante de São Cristóvão dentro e fora de nossa cidade. Neste sentido é preciso falarmos de ‘Sancristovidade’, que é um termo que retrata justamente todo aquele que representa nosso povo tanto aqui quanto fora”, frisou o presidente da ASCLEA, Thiago Fragata.
Em seu discurso de agradecimento, Chico Fernandez pontuou o papel das artes enquanto mobilizadoras sociais. “As artes nos fazem abrir para uma dimensão que o corpo limitado não conhece. Quero deixar aqui registrado a importância da arte pra espiritualidade. A arte é uma experiência de viver de alma e não conhece os limites da religião. Ficarei feliz se puder contribuir com essa academia deixando para os futuros sancristovenses as sementes que hoje estão comigo e que me fizeram realizações como esta de hoje”, enfatizou.
Chico Fernandez |
Saber mais sobre Chico Fernandez AQUI
ÁLBUM FOTOGRÁFICO
Matéria da ASCOM/PMSC
Fotos: Heitor Xavier.