quinta-feira, 2 de agosto de 2018

EVENTO DA ASCLEA MOSTRA LAMPIÃO COMO ARTISTA

Cartaz do evento

Na semana que completa 80 anos da morte de Lampião, o amado e odiado líder do cangaço, que pereceu em Poço Redondo, Sergipe, no dia 28 de julho de 1938, a Academia Sancristovense de Letras e Artes (ASCLEA) realizou uma abordagem diferente sobre o tema: a conferência Lampião Artista. Na manhã de sexta-feira (27/7) o Presidente da ASCLE, Thiago Fragata, palestrou aos alunos e professores da Escola Estadual Manoel dos Passos de Oliveira Teles sobre os talentos de Virgulino Ferreira da Silva, antes concedeu entrevista a equipe da TV Alese.

ESTILISTA

Todos ficaram entusiasmados com as revelações feitas pelo historiador. Fragata mostrou, inclusive com fotos, que Lampião era um exímio costureiro, manobrando uma máquina singer com a mesma habilidade que manobrava um rifle parabellum. Ele teria, como estilista, criado peças da indumentaria cangaceira.

Uma rara imagem de Lampião costurando

POETA POPULAR – COMPOSITOR 
Graças ao cangaceiro Volta Seca, preso em 1932, soubemos das peças poéticas que formavam o cancioneiro do cangaço, a exemplo de “Acorda Maria Bonita” e “Olé Mulher rendeira”. Volta Seca lançou o LP Cantigas de Lampião em 1956, doravante as composições do líder cangaceiro foram imortalizadas na voz de Luiz Gonzaga e outros artistas.


DANÇARINO - DIVULGADOR DO XAXADO
Se Virgulino não inventou o xaxado - como dizem alguns pesquisadores impressionados com o fato da dança ter surgido no Alto Sertão de Pernambuco, região onde ele nasceu -, com certeza ele divulgou a dança no nordeste. É o que afirma Luis da Câmara Cascudo, grande pesquisador da cultura popular brasileira.

Thiago Fragata palestrando
Entrevista para equipe da TVALESE

Nas considerações finais, Thiago Fragata esclareceu que sua conferência é fruto de 15 anos de pesquisa. Que sua abordagem é uma alternativa imparcial pois não encontra respaldo nos estudiosos que defendem Lampião como herói ou bandido. Uma explicação possível para o fato, segundo o historiador, é o preconceito ainda vigente na sociedade quanto a imagem de artista.


A ASCLEA  

Nenhum comentário:

Postar um comentário