A Academia Sancristovense de Letras e Artes (ASCLEA), participou pela terceira vez consecutiva das atividades realizadas no Salão de Literatura José Augusto Garcez do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), que realizou sua 36° edição de 14 a 17 de novembro de 2019.
Tendo como tema "Resistir para Existir ",o FASC trouxe na programação de todos os seus espaços, atividades e apresentações com foco na identidade em diferentes níveis e subdivisões das artes.
Música, literatura, teatro, dança, cinema, cultura popular, dentre A ASCLEA e o FASC
A Academia Sancristovense de Letras e Artes (ASCLEA) participou pela terceira vez consecutiva das atividades realizadas no Salão de Literatura José Augusto Garcez do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), que realizou sua 36ª edição de 14 a 17 de novembro de 2019.
Tendo como tema: “Resistir para existir”, o FASC trouxe na programação de todos os seus espaços atividades e apresentações com foco na identidade cultural em diferentes níveis e subdivisões das artes.
Música, literatura, teatro, dança, cinema, cultura popular, dentre diversas iniciativas dos participantes pelas ruas da histórica cidade de São Cristóvão/SE fazem do FASC uma importante festa a nível estadual e nacional, por entender que a amplitude artística dos sergipanos e brasileiros como um todo necessita de visibilidade à guisa de entretenimento da sociedade e uma conseguinte promoção.
Fazendo parte da programação, a ASCLEA se apresentou para a comunidade apresentando todos os seus membros efetivos e suas respectivas habilidades e produções literárias ao tempo em que homenageou a confreira Alda Santos Cruz por seu aniversário de 90 anos, dentre os quais muito contribuiu para a cultura local através dos seus cordéis, fato que também a fez receber uma comenda pela Prefeitura de São Cristóvão na cerimônia de abertura do 36º FASC.
Esta homenagem foi transmitida com muita emoção, pois todos os presentes demonstraram uma alegria em ter a senhora Alda Santos Cruz como colega de confraria e como amiga, isso porque se trata de uma pessoa humana e muito sensata. Foi feito um varal onde alguns cordéis da homenageada foram expostos e lidos pelos confrades da ASCLEA, deixando a programação do último dia no Salão de Literatura também enriquecedora e cheia de pertencimento existencial.
iniciativas dos participantes pelas ruas da histórica cidade de São Cristóvão/ SE fazem do FASC uma importante destas nível estadual e nacional, por entender que a amplitude artística dos sergipanos e brasileiros como um todo necessita de visibilidade à guisa de entretenimento da sociedade e uma conseguinte promoção.
Fazendo parte da programação a ASCLEA se apresentou para a comunidade apresentando os seus membros efetivos e suas respectivas habilidades e produções literárias, palestra com o Confrade Adailton Andrade membro da Cadeira N° 10 que tem por seu Patrono Armindo Guaraná sobre Jenner Augusto, patrono da Cadeira N° 16 da acadêmica Cláudia Ribeiro, ao tempo que homenageou a Confreira Alda Santos Cruz, por seu aniversário de 90 anos,dentre os quais muito contribuiu para a cultura local através dos seus cordéis, fato que também a fez receber uma comenda pela Prefeitura de São Cristóvão na cerimônia abertura do 36° FASC.
Está homenagem foi transmitida com muita emoção, pois todos os presentes demonstraram uma imensa alegria em ter a senhora Alda Santos Cruz como colega de confraria e como amiga, isso porque se trata de uma pessoa humana muito sensata.Foi feito um varal onde alguns cordéis da homenageada foram expostos e lidos pelos confrades da ASCLEA, deixando a programação último dia no Salão de Literatura também enriquecedora e cheia de pertencimento existencial.
Fonte: Rafaela Pereira dos Santos, Cadeira N° 06 Patrono Apulcro Mota.
Fotos :
1 Maria Rita dos Santos, Cadeira N° 03 Patrona Maria Paiva Monteiro ( Marinete Paiva).
2 Prof° Domingos Leão