Na tarde de 1 de agosto do corrente ano, a Academia Sancristovense de Letras e Artes (ASCLEA) realizou Sessão Magna sediada no auditório do Museu de Arte Sacra, centro histórico de São Cristóvão. Segue um breve relato do evento natalício que emocionou o público.
momento do descerramento da placa |
PLACA TRAVESSA MARIA VESTA VIANA
De início, todos compareceram ao descerramento da placa da Travessa Maria Vesta Viana, justa homenagem a inesquecível artista falecida há 2 anos.
POSSE DE 5 MEMBROS HONORÁRIOS
No retorno ao auditório, ocorreu diplomação de beneméritos.
Carlos Pina de Assis e Domingos Pascoal de Melo, ambos da Academia Sergipana de Letras (ASL) homenageados como Membros Honorários pela contribuição na fundação da ASCLEA em 2017. Igualmente, José Wilton Torres pela generosidade e disposição em assumir função de cerimonialista nas sessões da academia; Sayonara Viana Silva pelo incentivo artistas e pelo esforço em abrigar primeira sessão da ASCLEA no auditório onde outrora funcionou a antiga Biblioteca Provincial de Sergipe
Manuel Messias de Andrade (popular Neca), músico e professor de música da Lira Sancristovense há mais de 30 anos, foi homenageado como Membro Honorário pela sua contribuição na área da música, seja na formação, seja na promoção da arte e presença nas manifestações da culturais da cidade.
Kleckstane Farias e Silva Lucena foi homenageada como Membro Honorário por sua contribuição como agente de Educação Patrimonial (por quase 10 anos, ela foi a chefe da Casa do IPHAN) atuando na campanha que culminou com o reconhecimento internacional da Praça São Francisco como Patrimônio da Humanidade.
POSSE DOS NOVOS
Foram empossados conforme rito acadêmico, as seguintes personalidades:
Jucimara Contreira inicia Ala Jovem da ASCLEA |
Jucimara Contreiras - Assumiu Cadeira N.1, cuja patrona é Irani Santos de Carvalho. Ela inicia a Ala Jovem da ASCLEA.
Victor Gabriel Fontes Leão - Assumiu Cadeira N. 5 cujo patrono é Frei Santa Cecília.
Paulo Ricardo Pereira Marques - Assumiu Cadeira N. 11, cujo patrono é o historiador Pedrinho dos Santos.
Natalia Amado - assumiu Cadeira N. 18, cujo patrono é Pedro Montalvão Amado.
Luciano Gomes - Assumiu Cadeira N. 11, cujo patrono é o poeta, professor e teatrólogo Severiano Cardoso.
Claudia Dias Ribeiro - Assumiu Cadeira N. 16, cujo patrono é o artista Jenner Augusto. Esta coordenou o juramento coletivo e fez discurso de recepção dos novos ascleanos.
TRANSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA
Como último ato da sessão, o Presidente-fundador Thiago Fragata fez uma retrospectiva do biênio 2017/2018 pontuando erros e acertos, limitações diversas por exiguidade de tempo, recursos e voluntários. Apelou a continuidade do projeto Clube de Leitura São Cristóvão. Em seguida apresentou dados da biografia da Presidente aclamada pela agremiação, Maria Rita Santos. Esta fez uso da palavra para expor anseios e divulgou a composição da Mesa Diretora do biênio 2019/2020.